Movimento busca pavimentação da estrada da amizade

Um movimento envolvendo lideranças regionais iniciou neste sábado (24) uma campanha pela pavimentação, revitalização e preservação ambiental da estrada da amizade, ligação entre Ipatinga e Coronel Fabriciano. A deputada estadual Rosângela Reis liderou o encontro. O local, que deveria ser uma facilidade no trânsito entre os municípios, se tornou um problema de acúmulo de lixo, insegurança e risco para os moradores, além da dificuldade de tráfego pela falta de asfalto.

Antes do movimento no local, a deputada já havia encaminhado ao Estado um pedido para inclusão da área no pacote de obras que devem ser contempladas pelo acordo entre o governo de Minas e a Vale, medida de reparação ao desastre de Brumadinho.

“São apenas seis quilômetros sem pavimentação. Entretanto, causam enormes transtornos aos moradores. Vamos levar essa demanda ao governo do estado e tentar garantir recursos para a obra, uma das possibilidades é a utilização recursos da Fundação Renova, oriundos de compensação do desastre de Mariana. Andei pela estrada, ao lado de lideranças como: movimento dos ciclistas, empresários, representantes de vários conselhos de segurança e vereadores de Ipatinga e Coronel Fabriciano, e vi vários pontos de descarte de entulho, além disso, restos de animais jogados ao longo da via, causando assim, infestação de urubus e insetos”.

Rosângela Reis – deputada estadual

O aposentado José Geraldo, morador há mais de 50 anos da região, elogiou o movimento. “É muito importante este movimento iniciado pela deputada. Escuto há anos dos moradores reclamações sobre a estrada. Infelizmente, estávamos praticamente abandonados, mas agora, estamos esperançosos com a possibilidade de conseguir essa tão sonhada pavimentação”, disse.

História da Estrada da Amizade

Inaugurada em meados da década de 1970, nos mandatos dos ex-prefeitos João Lamego Netto (Ipatinga) e Mariano Pires Pontes, o Dôca Pires (Fabriciano), a Estrada da Amizade possui o nome oficial de Estrada Vereador José Anatólio Barbosa, em homenagem ao pioneiro do distrito de Barra Alegre e ex-vereador de Fabriciano, falecido em 1979, aos 1980 anos.

A via é a ligação mais curta entre Ipatinga e Fabriciano, passando pelo bairro Bom Jardim até o bairro São Vicente.

Um dos problemas do local é a sua utilização como ponto de despejo irregular de lixo e entulhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *